Vai fazer quase dois anos que trabalho com essa mesa. Demorei meses pra acostumar, o passo que mais me ajudou foi a configuração que permitia o acesso pelo computador, apartir disso pode-se usar a mesa remotamente, ou via VNC ou algum outro programa de sua preferencia.

Encontrei os softwares e drivers no site da própria Yamaha,

Vamos ao que interessa:

Dividi a configuração em duas partes, uma diretamente na mesa e outra no computador usando o software Yamaha Studio Manager, esse acompanha os cds originais da mesa.

1) Com a mesa ligada, e com o cabo USB já conectado no computador aperte o botão DIO/SETUP, aparentemente nessa sessão está toda a configuração de conexções remotas e MIDI que a mesa suporta.

2) Vá ate a aba MIDI/HOST e no canto superior direito onde está marcando StudioManager marque a opção USB e os números 1 e 1.

3) Na aba REMOTE coloque a opção General DAW (Não sei se influencia na conexão mais…)

OK primeira parte de configuração na mesa foi, acredito que nessa parte preparamos a mesa para receber conexões e assim liberar as informações atravez da USB como foi indicado no item 2.

Agora vamos a parte do computador

1) Devidamente instalado, sendo pelo CD original da mesa, pela copia do CD original que estarei disponibilizando mais tarde, ou pelos arquivos do site inicie o programa ae oO

2) Quando o programa iniciar, se a sua mesa estiver devidamente conectada e o driver instalado, vai aparecer essa tela linda ae, pedindo pra você identificar quais dispositivos aceitos pelo programa que estará na sua “Área de Trabalho”

3) Na segunda aba dessa tela inicial devemos identificar as “portas do midi” lembra que colocamos 1 e 1 lá em cima, então repita 1 e 1 aqui.

4) Quando sair da tela inicial vai aparecer uma foto da mesa, um duplo clique lá resolve, vai abrir esse desenho do console, e mais 3 passos ele vai estar funcionando. =D vá em file > System Setup

5) Defina a input/output port (o velho 1 e 1) dê ok

6) Mais uma vez definindo A output port

7) Voltando ao Console e prontos pro ultimo passo?

8) UFA!, pronto se você chegou até aqui, é porque o post valeu a pena. Ultimo aviso é pra tomar cuidado com essa Synchronization, pois nunca tentei mais ACHO que zera a cena da mesa, então use Console -> pc =D

Bom é isso =D

Alguma dúvida, vamos tentar resolver juntos, diz ae nos comentarios.

Até a próxima.

UPDATES

1 – Utilizar a opção ALL LIB somente para quem conhece o que está fazendo, estar com esta opção habilitada pode limpar a mesa.  – Tiago Borges – http://www.tiagoborges.net/

2 – Depois de mais de um ano e meio, voltei no mesmo lugar com a mesma mesa de som para ligar no mac,

 - É exatamente a mesma coisa, porém deve se instalar um programa adicional para reconhecer os drivers MIDI, você pode encontra-los aqui.

 - E para as pessoas que não apareceu as portas MIDI no passo 3 do tutorial e que possui Windows pode encontrar os drivers aqui >[32,64] .

 - Coloquei a imagem do cd original na minha conta do mediafire. (desatualizado porém o cd original da mesa)

 - Outras questões podem ser resolvidas através de um amigo, o Dênio Costa,  (espero que ele não se importe) ou nos comentários.

U.U até a próxima atualização que vai ser a gravação multi pista.

About these ads